quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

26 - O Show de Truman - O Show da Vida (FILME)

 O Show de Truman - O Show da Vida





















Cartaz do filme 


Link do filme (clique para assistir)

https://www.primevideo.com/dp/amzn1.dv.gti.3eabfc03-587b-3e3e-7482-63469ae0e3dd?autoplay=0&ref_=atv_cf_strg_wb


Sinopse

Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.


Link

https://www.primevideo.com/dp/amzn1.dv.gti.3eabfc03-587b-3e3e-7482-63469ae0e3dd?autoplay=0&ref_=atv_cf_strg_wb

domingo, 11 de fevereiro de 2024

25 - As ideais marxistas

Aula 25 - As ideias marxistas

Nascido em Treves, na Alemanha, no ano de 1818, Karl Marx é um dos maiores expoentes conhecidos da Filosofia Política.





Karl Marx


Marx analisa e pensa a sociedade a partir do mundo do trabalho e das relações que ele proporciona entre os indivíduos e os indivíduos e o meio.


O trabalho é, para Marx, o veículo de relação do ser com a natureza ao seu redor. A atividade laboral, enquanto processo natural na vida do ser humano faz com que ele transforme o ambiente em que vive, bem como a si mesmo.


Marx, ao desenvolver seu sistema político- filosófico, estabelece alguns conceitos- chave de extrema importância para a compreensão dos novos processos sociais. A grande parte desses conceitos está relacionados ao mundo do trabalho, um de seus principais objetos.


É através da concepção marxista que vislumbramos a burguesia e o proletariado, assim como os intensos conflitos em sua relação e a origem dos mesmos.


A burguesia, detentora dos meios de produção, para perpetuar sua condição privilegiada não pode abrir mão da manutenção da condição do proletário, classe operária que vende sua força de trabalho e que acaba por ser explorada pelo burguês.


Uma das formas mais constantes de exploração é o estabelecimento da mais-valia, através do qual operário trabalha um determinado número de horas e recebe o equivalente a bem menos.


Um outro aspecto fundamental da teoria de Marx é a forma como observa o conceito de mercadoria. Junto a essa ideia, ele traz também as de valor de uso e valor de troca.


Todos nós, através da construção de sociedade em que vivemos, nos tornamos consumidores e não temos a possibilidade de produzir tudo o que consumimos. Assim, as mercadorias são trocadas por algo.


A essas mercadorias são atribuídas dois valores distintos no momento de sua troca: o valor de uso e o valor de troca.


O valor de uso é aquele que só é reconhecido por quem desfruta da mercadoria em questão. Podemos dar como exemplo o valor de uma joia pessoal. Essa joia, sem sombra de dúvida, agrega um valor sentimental que é imensurável para seu proprietário. Então, se colocada à venda, jamais seria vendida pelo valor que o proprietário acredita que essa jóia possui.


Já o valor de troca é muito mais objetivo. Tal valor será estipulado a partir do cálculo do tempo utilizado na produção da mercadoria e levando em conta também a oferta e procura de tal produto no mercado.


Para que as relações comerciais se tornem menos complexas, se cria, segundo Marx, o que ele denomina equivalente geral, ou seja, a moeda.


Através da mediação do equivalente geral, a mercadoria circula através de dois processos.


O primeiro deles implica na fórmula M (mercadoria) →

D (dinheiro) → M (mercadoria).


Este processo se inicia com a mercadoria e se encerra com ela. O dinheiro apenas intermedeia a resolução de uma necessidade.


A outra fórmula, um pouco mais complexa, gera capital e se observa em D (dinheiro) → M (mercadoria) → D' (mais dinheiro). A partir dessa fórmula, percebemos que o sujeito possui uma quantidade x de dinheiro, investe em uma mercadoria, que depois de vendida, trará mais dinheiro ao investidor, ou seja, lucro.


Exercícios 


01 - Explique os conceitos marxistas de uso e valor de troca.

Umas das ideias desenvolvidas por Marx é a de que o trabalho humano é também uma mercadoria. Comente esta ideia.


Segundo Karl Marx, "o resultado mais imediato trazido pela máquina é o aumento da mais-valia". No argumento do autor, qual é a relação entre o incremento da maquinaria e o aumento da mais-valia?



De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica


a) pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.


b) pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.


c) pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.


d) pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.


02 - O lucro do capitalismo, segundo Marx, provém:


I - do aumento do preço da venda da mercadoria.

II - da compra e venda da mercadoria.

Ill - do valor excedente criado pelo trabalhador e que não fica

com ele, a mais-valia.

IV- do trabalho não pago que se materializa nas mercadorias.


Assinale a alternativa correta.


a) I, Il e Ill estão corretas.


b) I e ll estão corretas. 


c)Ill e IV estão corretas.


d) II, Ill e IV estão corretas.


03 - A respeito da teoria de Karl Marx sobre o Estado, marque a alternativa correta:


a) Corresponde à organização da dominação de classes, sendo o resultado da divisão da sociedade em classes sociais.


b) Expressa o grau máximo de realização do valor da liberdade, sendo obra da razão.


c) É o fim para o qual caminhou toda a história da humanidade e a esfera dos interesses coletivos.


d) Representa a real possibilidade de superação dos antagonismos sociais que existem na sociedade civil.


04 - De acordo com a teoria social de Karl Marx, marque a alternativa que corresponde à sua análise sobre as contradições do capita-lismo.


a) Há uma unívoca determinação da economia sobre os demais
momentos da totalidade social.

b) O pleno desenvolvimento das forças produtivas fica dificultado pelas relações sociais de produção e as transformações decisivas ocorrem pela luta de classes.


c) Existe a possibilidade de progresso nas relações entre as duas classes que constituem a sociedade burguesa, como uma forma de concertação social.


d) O Estado possui uma natureza pública por ser um árbitro dos conflitos sociais.




sábado, 10 de fevereiro de 2024

24 - Pensando a democracia

Aula 24 - Pensando a democracia


Entendendo política 

"O conceito de Política, entendida como forma de atividade ou práxis humana, está estreitamente ligado ao de poder. Este tem sido tradicionalmente definido "como consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem" (Hobbes) ou, analogamente, como "conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados" (Russell). Sendo um desses meios, além do domínio da natureza, o domínio sobre os outros homens, o poder é definido por vezes como uma relação entre dois sujeitos, dos quais um impõe ao outro a própria vontade e lhe determina, malgrado seu, o comporta-mento. Mas, como o domínio entre os homens não é um fim em si mesmo, mas um meio para obter "qualquer vantagem" ou, mais exatamente, "os efeitos desejados", como acontece com o domínio da natureza, a definição do poder como tipo de relação entre sujeitos tem de ser completada com a definição de poder como posse dos meios (entre os quais o domínio sobre os outros e sobre a natureza), que permitem justamente uma vantagem qualquer ou os efeitos desejados. O poder político pertence à categoria do poder do homem sobre outro homem(...): como a relação entre governantes e governados, entre soberano e súditos, entre Estados e cidadãos, entre autoridade e obediência, etc.


Há várias formas de poder do homem sobre o homem; o poder político é uma delas. (...) O que caracteriza o poder político é a exclusividade do uso da força em relação a totalidade dos grupos que atuam num determinado contexto social, exclusividade que é o resultado de um processo que se desenvolve em toda sociedade organizada, no sentido de monopolização da posse e do uso dos meios com que se pode exercer a coação física." 


(BOBBIO, Noberto. Política, In: et al. Dicionário de Política. 12ª edição. Brasília: UnB, 2004, p.954-962.)


As ideias de Bobbio esclarecem um pouco mais a noção de política, a fim de que possamos contemplar os modelos políticos praticados nas diversas sociedades em tempos diversos.


Para entender mais esse assunto, podemos partir da etimologia da palavra democracia: demo significa povo; kratos significa poder . Entendemos democracia, então, como o poder exercido pelo povo em assembleia.


Pioneira na adoção da democracia como sistema político, a democracia traz consigo a figura do cidadão. Isso porque a chave da democracia ateniense foi a representação direta, na qual uma assembleia soberana atuava com autoridade máxima e os cidadãos tinha o direito de debater, interferir, propor emendas, ou seja, participar ativamente da vida pública.


Os atenienses foram os precursores da democracia como um regime de participação direta dos cidadãos nas decisões referentes a pólis.


No entanto, já no início, esse ideal foi corrompido, deixando o cidadão à parte das decisões que ficavam concentradas nas mãos de poucos.


O fato é que a democracia servirá, em vários momentos futuros, como alicerce para regimes como o socialismo, o liberalismo e o anarquismo, por exemplo.


Mas como é possível que um mesmo ideal sirva de base para tantos outros regimes políticos? Simples: a democracia revela princípios essenciais a qualquer postura que antagonize o poder autocrático.







eucapricho.com

Voto: um direito do cidadão


Como ilustração desses princípios, podemos citar a transparência, a aceitação, mesmo que sem concordância, das opiniões alheias.


Por isso mesmo, a manutenção da democracia não é tarefa fácil.


Cabe a todos os cidadãos a tarefa de fiscalização dos rumos da política, da utilização da coisa pública, através de um processo de conscientização da importância da participação de cada um na vida política do grupo onde está inserido.


Exercícios 


0 1 - A qual outro importante conceito a ideia de política se liga?


Quais são as possíveis manifestações do poder?


"A política foi inventada como modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros."


(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994, p. 370).


Tomando como referência o texto acima, de que maneira o significado de política pode ser compreendido?


I - Atividade de Governo, compreendida como administração do poder público, sob a forma de Estado, com autoridade para gerir impostos, taxas, tributos e promover a defesa nacional.


II- Profissão de alguns especialistas, pertencentes à uma organização sócio-política como o partido, que disputam os cargos do Estado.


III- Ação organizada de determinados grupos, como: política universitária, política sindical, movimento estudantil, movimento das mulheres em defesa do aborto, movimento da reforma agrária, movimento negro e movimento homosse-xual.


IV- Exercício de alguma forma de poder e as múltiplas consequências desse exercício. É um processo no qual interesses são transformados em objetivos e decisões efetivas.


a) l e IV estão corretas.


b) I, Il e Ill estão corretas.


c) Il e Ill estão corretas.


d) Todas as afirmativas estão corretas.


e) Ill e IV estão corretas.



02 - Sabemos que a democracia surgiu, de uma forma mais pura, na Grécia antiga. Pela característica própria da democracia como regime de participação popular, de que forma o ambiente ateniense pode ter contribuído para esse surgimento?


Defina poder político:


Quais são as principais ideias defendidas pelo movimento democrático?



Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...