terça-feira, 9 de maio de 2023

Ser humano é um ser político

 

O ser humano é um ser político por natureza

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

O ser humano é o único animal racional e capaz de distinguir coisas e elaborar conceitos. O conceito que trabalharemos na aula de hoje é política.

Política é o ato de fazer aquilo que é possível em determinado momento.

Por sua vez, a política se expressa nas diversas formas de poder e pode ser entendida como a política relacionada ao Estado, como também, em um sentido mais amplo, e não menos importante, em outras dimensões da vida social.

A política surgiu na Grécia Antiga,no período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado (ingerido) pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política.

O surgimento da Pólis (cidade-estado) foi o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.

Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana.

A política divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva).

Ética: Preocupação com a felicidade individual.

Política: Preocupação com a felicidade coletiva.

O ser humano é um ser que se preocupa e se empenha na busca pela felicidade individual e pela felicidade coletiva?

A resposta é sim, logo o ser humano é um ser político, pois ele é o único animal racional e capaz de fazer política.

= Política é a arte de fazer o possível, individual ou coletivamente.

Quem é você? Quais são os seus interesses pessoais?

A sociedade moderna é dividida... Em qual grupo você está inserido? Quais são os interesses do seu grupo social?

Todos nós temos planos, objetivos metas, participamos de grupos etc. Política é a arte de dialogar, negociar, debater as idéias, os desejos, os planos para a obtenção de um consenso, um denominador comum entre os focos individuais e coletivos.

Porque a política e importante para nós?

Podemos perceber a importância da formação da consciência política, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania*, onde não deve buscar somente os seus direitos, mas também os deveres dentro da sociedade.

*O que é cidadania?

Condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.

Quem pode ser considerado cidadão atualmente?

Indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.



Em um mundo ideal, a cidadania deveria ser plena, ou seja, para todos. Onde todos os indivíduos participassem da vida política, obtendo a felicidade individual e coletiva.


Quadro da aula.

Exercícios

01 - Defina ser humano:

02 - No sentido amplo, conceitue política:

03 - Onde e quando surgiu a política?

04 - Na Grécia Antiga, por que a política foi desenvolvida? Qual era o objetivo dela em relação a polis grega?

05 - Para Aristóteles, o que é política?

06 - Qual é a principal diferença entre ética e política?

07 - Quem é você? Quais são os seus interesses pessoais?

08 - A sociedade moderna é fragmentada e dividida em grupos ou classes heterogêneas... Em qual grupo você está inserido? Quais são os interesses do seu grupo social?

09 - Política é a arte de dialogar, negociar, debater as idéias, os desejos, os planos para a obtenção de um consenso, um denominador comum entre os focos individuais e coletivos. Faça um breve comentário sobre a importância da comunicação (diálogo) e empatia na política:

10 -  Porque a política e importante para nós cidadãos?

11 - O que é cidadania?

12 - Por que o bom cidadão deve optar por uma política inclusiva e não exclusiva?

13 - Por que o ser humano é um ser político?

14 - Quem pode ser considerado cidadão atualmente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...