sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

01 - Quem é essa tal de Filosofia?

Aula 01 - Apresentando a Filosofia

Quem é essa tal de Filosofia?

    E o que é filosofia? Não é uma pergunta fácil. Boa parte das obras dos filósofos é dedicada a responder a essa questão, e cada um tem uma interpretação diferente. O objetivo aqui é mostrar o que está em jogo quando fazemos filosofia.


    A expressão filosofia vem de uma associação dos termos gregos philia (amor, amizade) e Sophia (sabedoria) e significa literalmente "amor pelo saber". O termo exige, portanto, um certo cuidado: O filósofo não é um sábio - aquele que se sente cheio de certezas -, mas sim alguém que está constantemente à procura do conhecimento. Pelo relato tradicional, Pitágoras teria sido o primeiro a usar a palavra "filosofia". Na era mais arcaica (V-IV a.C), o termo Sophia designava um tipo de saber que incluía conotações mais práticas, ligadas tanto ao artesanato como ao comportamento ético. Somente mais tarde (a partir do século III d.C), é que o termo ganhou um aspecto mais teórico, ligado à atividade intelectual e abstrata.


    Pouco se sabe sobre a vida de Pitágoras (580-496 A.C), que não deixou nenhum documento escrito. Seus principais interesses eram a matemática, a astronomia e a música. Diógenes Laertius (III d.C), autor da mais antiga história da filosofia ainda preservada(escrita em 220 d.C), fez o seguinte comentário sobre o pensador: "Pitágoras comparava a vida com uma festa, em que alguns vão para competir pelos prêmios, outros comparecem para fazer negócios, mas os melhores vão como observadores. Os primeiros revelam-se como almas escravas, ávidas de fama ou lucro, enquanto os últimos se apresentam como amantes da sabedoria(filósofos)".


Clareando as ideias 


    Primeiramente, a filosofia não é um conjunto de conhecimentos ou de doutrinas, mas uma atitude ou posicionamento perante a vida. Nesse sentido, qualquer um pode filosofar, não sendo necessários talentos intelectuais extraordinários, tampouco possuir muitos conhecimentos, nem mesmo ter uma formação escolar, embora isso facilite. Basta ter disposição para ver de outro jeito o que se passa a sua volta.


    Embora qualquer um possa pensar filosoficamente, a grande maioria das pessoas desconhece ou ignora a filosofia. Existem por aí muito mais misósofos (do grego miséo= odiar, detestar), ou seja, aqueles que tem aversão à sabedoria, do que filósofos. Por quê? Não há uma razão única. Por ser uma forma de amor, a filosofia não é uma atividade puramente intelectual como se imagina costumeiramente, mas envolve também nossa capacidade de sentir, de nos emocionar, de sermos tomados por afetos. Como é possível aprender um sentimento? Talvez uma das maiores dificuldades para quem quer fazer filosofia consista justamente no fato de que independe da vontade de sentir o "amor ao saber". Os afetos, tais como o amor, o ódio, a alegria ou a tristeza, são algo que nos tomam de assalto e nos determinam, a despeito ou até contra o nosso querer.


    Assim como é inconcebível agendar o amor - embora com algum esforço seja possível recusá-lo, também não basta apenas querer o pensamento, é preciso também se deixar levar por ele.






Exercícios 


01 - Para comprendermos o que é Filosofia, recorremos à ajuda da etimologia (é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras). Explique a etimologia da palavra filosofia e cite a de alguma outra matéria de seu conhecimento.


02 - "A filosofia não é um conjunto de conhecimentos ou de doutrinas, mas uma atitude ou posicionamento perante a vida. Nesse sentido, qualquer um pode filosofar, não sendo necessários talentos intelectuais extraordinários, tampouco possuir muitos conhecimentos, nem mesmo ter uma formação escolar, embora isso facilite. Basta ter disposição para ver de outro jeito o que se passa a sua volta.


Em que aspectos da sua vida ou do seu cotidiano você costuma filosofar?


04 - Como vimos, a filosofia não é uma matéria puramente intelectual e talvez por isso possua um grupo tão grande de aversos a ela (misósofos). Que característica puramente humana dá essa singulariedade à filosofia?


05 - Com o passar do tempo e dos debates, a palavra "filosofia" ganha formas novas e diferenciadas tornando difícil sua definição. São muitas as discussões sobre sua definição e seu objeto específico. Definir a filosofia é realizar uma tarefa árdua. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia.


Vamos imaginar que após tudo o que você estudou aqui nesse módulo, ao chegar em casa seu irmão mais novo lhe pergunte:


O que é filosofia? Com suas palavras como você responderia a tal questionamento?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...