Aula 06 - O indivíduo e a atitude filosófica
Entre todos os seres vivos do nosso planeta, o único animal racional é o ser humano.
Muito falamos até agora sobre atitude filosófica. E muitas são, também, as referências, no meio filosófico, a tal atitude.
Vejamos algumas delas, atribuídas a Sócrates:
Não seja irracional, pense!
A atitude filosófica, tão valorizada por aqueles que se ocupam da Filosofia, possui importantes características e é importante que as conheçamos para que possamos identificá-la.
Características de atitude filosófica
Ao perguntar o que é uma coisa, qual o verdadeiro sentido e significado dessa coisa, o indivíduo denota atitude filosófica. Não podemos viver no mundo de forma plena sem reconhecer esses significados, sem saber da realidade que nos cerca. É essa busca que nos permite uma maior compreensão do mundo em que vivemos e da causa dos eventos que observamos.
A busca por sentidos, respostas, lógica...
Viver sem atitude filosófica é viver de forma medíocre, passiva aos fatores expostos pela vida sem a tentativa de compreensão ou alteração da mesma.
Sem atitude filosófica, a alienação é o caminho mais provável.
Isso nos leva ao questionamento dos porquês. A atitude do filósofo, muitas vezes se assemelha à da criança, que de tudo precisa saber o por quê. O filósofo, através da Filosofia busca a origem das coisas.
Tudo precisa saber o por quê, o motivo, a origem.
Segundo Marilena Chauí, "A atitude filosófica inicia-se dirigindo essas indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre-se que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar."
Chaui, Marilena. Convite à Filosofia, p. 14.
Qual é a sua capacidade de pensar?
A indagação filosófica geralmente parte de bases simples, fundamentos básicos que por vezes são intocados por parecerem óbvios demais.
Na Filosofia, a postura do indagador deve ser crítica.
Não é o indagar por indagar, o questionamento vazio com o objetivo de aborrecer o outro!
Indagar para buscar respostas de seus questionamentos.
É o indagar que investiga. O indagar daquele que deixa de lado pré-conceitos para duvidar das proprias certezas, para abrir caminho para o novo, para buscar o "'o que é?", "como é?", "por que é?" do tudo que o rodeia há tanto tempo e lhe é tão familiar!
Preconceito: qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
Dessa forma, fica claro o caráter prático da Filosofia. A Filosofia extrapola o limite teórico em que muitos podem tentar estagná-la e chega à vida do indivíduo, viva ele como viver.
Filosofia não é apenas teoria, quando praticada ela é melhoria e entendimento de vida.
Esse movimento se torna, em certa medida, circular. Isso porque, em algum momento, as perguntas que compõem o indagar filosófico se voltarão sobre o próprio pensamento do indivíduo.
Precisamos pensar e observar, sempre!
Foto do quadro
Exercícios
01 - É característica do indagar filosófico:
a) Curiosidade sem objetivos claros;
b) O questionamento que busca investigar, livre de preconceitos;
c) O questionamento que busca investigar, permeado de preconceitos;
d) A curiosidade, carregada de preconceitos;
e) O questionamento com fins pouco objetivos.
02 - Dentro do contexto da aula de hoje e de modo filosófico, comente a frase abaixo:
"Uma vida não examinada, não merece ser vivida." Sócrates
03 - Pense e cite algum fato que envolva o pensamento crítico, o indagar filosófico que tenha marcado a história da humanidade, levando-a a um novo patamar de desenvolvimento.
04 - Faça, agora, um exercício de imaginação: como seria a vida do ser humano se não adotássemos atitude filosófica? Tente vislumbrar como seria a sua vida e a dos que o cercam desde o início do dia até o final. Compartilhe suas conclusões com um colega, buscando compreender o seu ponto de vista!
05 - "A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões:
"Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?" Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos?"
(Chauí, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2006, p. 20- 21).
A partir de seus conhecimentos sobre o tema estudado no módulo, comente o trecho acima.
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