quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

04 - O advento da Filosofia - do mito à razão

Aula 04 - O advento da filosofia - Do mito à razão 



Logos: Razão ou princípio da inteligibilidade.


Costuma-se dizer que os primeiros filósofos foram os gregos. Isso significa que embora se reconheça a importância de sábios que vieram no século VI a.C, como Confúcio,na China, Buda, na Índia e Zaratustra, na Pérsia, essas doutrinas ainda estão demasiadamente vinculadas à religião para que se possa falar propriamente em reflexão filosófica.


Filosofia não está ligada aos dogmas religiosos, ideologias e outras linha de visão de mundo. A Filosofia somente está comprometida com a reflexão norteada pela razão e pela lógica.



Definição de razão


Como se processa a passagem da consciência mítica para a consciência filosófica da civilização grega?


Os mitos gregos surgem quando ainda não havia escrita, portanto eram preservados pela tradição e transmitidos oralmente pelos poetas (rapsodos) que os recitavam de cor em praça pública. Não havia preocupação em se saber a autoria das histórias, sendo para os gregos um discurso verdadeiro, porque existia uma relação de confiança. Eles acreditavam que esse poeta era um designado pelos deuses, os quais mostravam a eles os acontecimentos ocorridos no passado e permitiam que eles vissem a origem de todos os seres vivos e de todas as coisas para que pudessem transmiti-las aos ouvintes. Essa característica era inquestionável.




Definição de mito



A narração de determinada história mítica é uma primeira atribuição de sentido ao mundo, em que a afetividade e a imaginação antecedem a reflexão e exercem um papel primordial. O mito não é um discurso vazio, mas sobre aquilo que o ser humano não podia desvendar pela ciência.




Características do mito



O "milagre grego"


Alguns autores "chamam de milagre grego" a passagem repentina da mentalidade mítica para o pensamento crítico, racional e filosófico, por destacarem o caráter repentino e único desse processo.




Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara.



Entretanto, outros estudiosos discordam realçando o fato de que a racionalidade critica resultou de processo muito lento, preparado pelo passado mítico, cujas características não desaparecem "como que por encanto", surgindo uma na nova abordagem filosófica do mundo. Ou seja, a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, um "milagre" realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado através dos tempos e que, portanto, tem sua dívida com o passado mítico.



O desenvolvimento do saber humano é um processo de milhares de anos - Processo longo e gradual, onde o conhecimento baseado no mito teve a sua contribuição, limitida, porém importante.



Algumas novidades neste período ajudam a transformar a visão que o mito oferecia sobre o mundo e a existência humana, como a invenção da escrita, a lei escrita e o nascimento da "pólis" (cidade-Estado). A escrita fixando a palavra, e consequentemente o mundo para além de quem a proferiu, necessitam de maior rigor e clareza, o que estimula o espírito crítico.



Alguns feitos da humanidade desconstruíram as explicações mitologicas para o mundo em que eles viviam, trazendo dúvidas para alguns e esses indíviduos, tiveram o despertar do pensamento crítico, a urgência de mudança de visão de mundo e a obtenção de novas respostas.



Surge como possibilidade de maior abstração, uma reflexão da palavra que tenderá a modificar a própria estrutura do pensamento. A lei escrita e o nascimento da "pólis" grega geram regras comum a todos, norma racional, sujeita à discussão e modificação, a lei escrita passa a encarnar uma dimensão propriamente humana.



Reflexão daquilo que acontecia ao redor




O desenvolvimento do pensamento crítico, a observção do nosso redor, o desenvolvimento da escrita e o surgimento da polis grega foram fatores que impactaram diretamente na transformação da sociedade grega e do mundo ocidental. Permitiu a libertação da rigidez sobrenatural e a implantação de normais mais racionais e questionáveis.


O nascimento da pólis (cidade-Estado) é um acontecimento decisivo por provocar grandes alterações na vida social e nas relações humanas. A pólis se faz pela autonomia da palavra, não mais com o viés mítico, dada pelos deuses, e portanto comum a todos, mas com a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação ou debate. Essa expressão  da individualidade por meio do debate faz nascer a política, dando origem ao "cidadão" da pólis, permitindo a este tecer seu destino na praça pública, a Agora, diferentemente do que ocorria no mundo da comunidade tribal.



A vida na polis era marcada pela autonomia da palavra dos cidadãos e não mais pela rigidez dos deuses e do sobrenatural.




Antes da filosofia, a humanidade era marionete dos deuses, pois tudo que acontecia tinha influência das dividades sobre a humanidade e tudo era explicado sobre as narrativas mitológicas.





Com a filosofia, o entendimento e a construção se baseia na palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação ou debate.

Foto do quadro 1001 e 1003


Foto do quadro da aula 1004



Exercícios 


1. A escrita foi um importante invento para a sociedade, pois a partir desse momento ocorre uma maior difusão de informações e conhecimento, permitindo um maior aperfeiçoamento da cultura humana. Anterior ao processo de aparecimento da escrita, o mito grego era até então transmitido pelos poetas de forma oral em lugares públicos. Em sua opinião, de que forma o conhecimento é difundido nos dias de hoje?


02 - Os rapsodos eram aqueles que transmitiam oralmente os mitos gregos, o discurso desses era tido como verdadeiro e inquestionável porque existia uma relação de confiança. Quem são, nos dias de hoje, os nossos rapsodos? As informações que recebemos são questionadas por nós?


03 - Ainda nos dias de hoje, o "Milagre grego" é alvo de discussão entre os estudiosos. Desse debate, duas correntes se destacam quanto a esse evento. Cite e explique ambas as correntes.


Questões Complementares


1. O mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ ou simbólico, onde a afetividade e a imaginação antecedem a reflexão e exercem um papel primordial. Estabelece-se nesse momento uma primeira tentativa de explicar a realidade que existe ao redor do homem: "O mito não é um discurso vazio, mas sobre aquilo que o ser humano não podia desvendar pela ciência.. Na sua opinião, ainda existem mitos em nossa socie-dade? E qual a relação deles com o homem moderno?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE 2024 FILOSOFIA 1º ANO 2024

Avaliação terceiro bimestre do ano letivo de 2024 turmas 1º ano. Clique no link -  https://forms.gle/twfsYEkTR9SNgmwH8 A mesma valerá até 5,...