sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

22 - Filosofia política - para quê?

 Aula 22 - Filosofia política - para quê?


Filosofia política é o campo de investigação filosófica das questões da vida política dos seres humanos.


A Filosofia política é um dos ramos da Filosofia que tem uma grande relação com nosso cotidiano.


Nossas ações, muitas das vezes, são determinadas pelos princípios políticos aos quais estamos subordinados, por livre escolha ou não. Por isso mesmo, é fundamental que tenhamos conhecimento dos fundamentos políticos trazidos pela Filosofia. Eles nos dão uma condição de entendimento desses modelos muito mais adequadas.


As ideias de igualdade, justiça, liberdade, por exemplo, pode nos levar a conceitos vazios quando desprovidos de consciência política.





Liberdade: uma ideia da Filosofia política


Por isso também, a Filosofia política se faz uma ferramenta extremamente válida nesse sentido. E vai além, nos leva a pensar criticamente sobre a organização de nossa sociedade: como foi, como é, como gostaríamos que fosse, como tornar essa vontade uma realidade.


Contudo, você pode ainda estar se perguntando o que isso tem a ver com a sua realidade! Muita coisa!!


Pense no seguinte: toda vez que você sai à rua e deseja que seus direitos mais óbvios sejam respeitados, como por exemplo ter calçadas para que possa caminhar, você está sob a influência da política e pensando de forma política! Quando se indigna com determinadas situações que observa no telejornal e aspira por leis mais justas, você está sendo um ser político!


Por isso, a Filosofia se preocupa com tal tema!


No entanto, discutir política vai um pouco mais além!

Discutir política é pensar também a questão do poder.





O que é de fato o poder?


O poder compreendido como uma relação em que um indivíduo ou grupo influencia e produz efeitos por ele desejado sobre outro indivíduo ou grupo.


Outro elemento envolvido nessa pauta é a força. A força atuará como instrumento para o exercício do poder. Não nos referimos aqui à força física, apesar de ela, em muitas circunstâncias, cumprir esse papel.


Aqui nos importa a força que influencia o outro; a capacidade de potencializar a determinação no cumprimento de um objetivo.


Todos nós, de uma maneira ou de outra, sofremos a força do poderoso ou nos mostramos poderosos exercendo nossa força. A consciência de seu papel e da importância de igualdade e justiça dos ideais políticos clássicos nos fazem ter em mente sempre que a Filosofia política é uma ferramenta importantissima para a construção de uma sociedade que seja boa para todos!


Exercícios 


01 - Defina:


a) Poder:


b) Força:


02 - Para que serve a filosofia política?


03 - Leia atentamente a citação abaixo, de Pascal:


"Não podendo fazer que se fosse obrigado a obedecer à justiça, fizeram que fosse justo obedecer à força."


Comente, sob uma perspectiva política, a citação de Pascal, levando em consideração os termos justiça e força:


04 - Muitos ainda associam poder a uso da força. A força física, de fato, em algumas circunstancias controla a vontade humana, mas tal controle não é duradouro, pois não é legítimo. Em Filosofia, a ideia de poder é mais ampla. Qual seria então, a ideia de poder, em Filosofia?


05 - Junte-se a um colega para que ambos pensem uma situação em que fica evidente o uso do poder através da força, em uma perspectiva filosófica.


06 - “A adequada utilização de recursos que influenciem, de forma eficiente, o agir do outro”


De acordo com os seus conhecimentos de Filosofia política, é correto dizer que a definição acima equivale a:


a) Política;

b) Força;

c) Poder;

d) Vontade;

e)Liderança.


07 - As ideias de justiça e liberdade ganham sentido quando sustentadas por fundamentos de Filosofia política. Por quê?


08 - Agora, com suas próprias palavras, conceitue força e poder, não esquecendo de considerar os fundamentos filosóficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...