quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

21 - Filosofia política - o que é?

Aula 21 - Filosofia política - O que é?


Filosofia política é o campo de investigação filosófica das questões da vida política dos seres humanos.

A Filosofia política é um dos ramos da Filosofia que tem uma grande relação com nosso cotidiano.


A forma de pensar do ser humano vem se transformando com o decorrer dos séculos. A forma de pensar a política também.


A tradição filosófica tem nas obras de Platão e Aristóteles os grandes clássicos da Filosofia política!


Os maiores exemplos disso são as obras A República, de Platão e A Política, de Aristóteles.


A abordagem política de Platão revela suas ideias sobre a cidade justa, onde se estabeleceriam as condições ideais para a convivência harmoniosa entre os cidadãos.





ideal político da cidade justa


Segundo o filósofo ateniense (Platão), a democracia não seria, como na visão de muitos, o sistema de governo ideal para a chegada à cidade ideal. Sua justiticativa é que o povo não possui as condições necessárias para governar.


O Estado justo, para o filósofo ateniense, é aquele em que existe uma harmonia na ordem hierárquica entre filósofos dirigentes, soldados e artesãos.


Para isso, no entanto, a educação se faz imprescindível, direcionada à cada indivíduo segundo a função que ocupa no Estado. A ideia principal é que o indivíduo possa sempre se desenvolver para cada vez mais, melhor servir ao estado.


Seguindo esses pressupostos, em Platão o modelo político obedece a sofocracia, ou seja, os melhores, sob o ponto de vista intelectual, recebem uma educação diferenciada. Isso os torna mais preparados. Há aqui uma hierarquização social.






O modelo da sofocracia


Ja para Aristóteles, política e ética não se separam. A existência individual está associada à existência social. Então, o objetivo fim da política seria o de organizar a cidade feliz.


Um outro conceito fundamental na Filosofia política de Aristóteles é o de justiça. Segundo o filósofo, a justiça, absolutamente necessária para a existência da cidade ideal, está fundamentada na lei. Com a utilização da lei na resolução dos negócios do Estado, a razão prevalece sobre as paixões.


Com essa breve observação dos modelos clássicos de Filosofia política, podemos concluir que tal ramo da Filosofia traz inúmeras contribuições para o indivíduo que se preocupa com a sua condição em sua sociedade, que circunstâncias levaram seu grupo até esse estágio e quais são as possibilidades de mudança, se assim desejar.


Exercícios 


01 - Podemos dizer que a Filosofia política é mais um importante ramo da Filosofia. Qual é a função, o objetivo dessa área da Filosofia?


02 - Cite um tema da vida cotidiana que se relacione com política, ressaltando os pontos em comum.


03 - A República, obra de Platão, é reconhecidamente, uma dos maiores clássicos da Filosofia Política. Quais as ideias contidas em A República?


04 - Você concorda com as ideias acimas mencionadas (ideias defendidas por Platão em seu livro A República)?Justique de modo lógico a sua resposta:


05 - Aristóteles tem uma visão política diferenciada da de Platão.



Quais são os princípios da cidade feliz em Aristóteles?


06 - Você concorda com as ideias acimas mencionadas (ideias defendidas por Aristóteles em seu livro A Política)? Justifique de modo racional a sua resposta:


07 - Determine o que é o princípio da sofocracia, em Platã:


08 - Qual é a sua opinião sobre a sufocracia? Em nosso país ela é colocada em prática? Explique:



09 - Informe algumas contribuições que a Filosofia pode gerar na vida do indivíduo e na sociedade:


10 - Todos nós, de uma maneira ou de outra, sofremos a força do poderoso ou nos mostramos poderosos exercendo nossa força. A consciência de seu papel e da importância de igualdade e justiça dos ideais políticos clássicos nos fazem ter em mente sempre que a Filosofia política é uma ferramenta importantissima para a construção de uma sociedade que seja boa para todos!


Faça uma reflexão sobre a nossa sociedade. Qual é a sua visão de mundo sobre esse assunto?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...