terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

20 - Liberdade e o ser

 Aula 20 - A liberdade e o ser


Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.


A liberdade não é um tema fácil para o ser humano, até mesmo porque pode ser entendida por formas diversas de acordo com a perspectiva utilizada: social, histórica, política...


Aqui, faremos a princípio, uma análise histórica encadeada a uma observação social.


Historicamente, podemos dizer que a liberdade não era considerada na Grécia Antiga, por exemplo, como é nos dias de hoje.


Acreditava-se, através de uma interpretação mitológica, que o destino de cada ser humano estava única e exclusivamente a cargo de Deus.


Assim, as ações e desejos de cada indivíduo em nada afetariam o rumo de sua existência. Ele não possuía autonomia, através da liberdade, de mudar os acontecimentos.


Quando o mito perde força e deixa de ser tão marcante na reflexão humana, o determinismo divino é um pouco abandonado como regra.


O determinismo divino cede lugar, entre alguns, a teoria da liberdade incondicional. Ela traz a ideia de que o ser humano é senhor de sua vida, que através do livre-arbítrio cada um tem o poder de escolher, de decidir que atitudes tomar diante dos fatos que se apresentam, sem qualquer influência de forças ou fatores externos.


Um dos maiores representantes desse tipo de pensamento é Jean Paul Sartre. Para ele, a liberdade é a possibilidade permanente daquela ruptura do mundo que é a própria estrutura da existência. A confirmação máxima de seu pensamento pode ser expressa através de sua afirmativa: "Eu estou condenado a existir para sempre para além da minha essência, para além dos móbiles ou moventes e dos motivos do meu ato: eu estou condenado a ser livre. "


Somos inteiramente responsáveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro.


O que o filósofo nos diz é que ser livre não é uma opção: a existência humana implica liberdade!


O fundamental a ser observado no sistema de Sartre é o fato de ele negar por completo o determinismo. Na verdade, ele crê que não é Deus, nem a natureza, tampouco a sociedade que nos define, que define o que somos por completo ou a conduta que adotaremos. Somos o que queremos ser, o que escolhemos ser; e sempre poderemos mudar o que somos. Os valores morais não são, para o filósofo, limites para a liberdade.


Mas e os fatores externos, particulares, de cada um, que por vezes nos impedem de fazer o que queremos? Tal perspectiva até admite a existência desses fatores, porém os mesmos não são capazes de se sobrepor ao livre-arbítrio.


No entanto, se bem analisarmos, é muito difícil o alcance da liberdade total e absoluta.


Por mais que questões externas não possam superar a vontade humana, devemos considerar que a mente possui estruturas complexas que muitas vezes aprisionam o homem, paralisando-o em sua vontade e até necessidade.


Hábitos, preconceitos, crenças e tradições são aspectos que podem deter em suas ações o homem que se considere o mais livre entre todos.


Exercícios


01  - De acordo com o dicionário de Filosofia, o que é liberdade?


02 - Antes da existência da Filosofia, na Grécia Antiga, como podemos explicar as ações e acontecimentos humanos?


03 - O que é o determinismo divino?


04 - Como podemos explicar a teoria da liberdade incondicional?


05 - Em Filosofia, há a teoria que traz a ideia de que o ser humano é senhor de sua vida, que através do livre-arbítrio cada um tem o poder de escolher, de decidir que atitudes tomar diante dos fatos que se apresentam, sem qualquer influência de forças ou fatores externos.

Aqui estamos falando de:


a) Determinismo divino;

b) Liberdade incondicional;

c) Relativismo ético;

d) Princípio de não contradição; 

e) Ética relativa.


06 - É um aspecto que sustenta a teoria da liberdade incondicional:


a) Livre- arbítrio;

b) Deus;

c) Medo;

d) Capacidade intelectual;

e) Classe social.


07 - Explique de que forma os gregos clássicos consideravam a questão da liberdade:


08 - Comente, de forma crítica, o posicionamento de Sartre na frase destacada abaixo:


O homem está condenado a ser livre.


09 - Agora, dê sua opinião: você acredita na teoria da liberdade incondicional? Justifique sua resposta.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...