segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

09 - A Filosofia e a atividade racional

 Aula 09 - A Filosofia e a atividade racional 

Ao surgir, a Filosofia traz um novo imperativo ao ser humano: o pensamento racional.


Até então, as ideias cosmogônicas traziam uma explicação do mundo e do ser através do mito. Tal forma de pensar eximia, em certa medida, o indivíduo de suas responsabilidades, já que seu destino e vontade estavam submetidos à vontade dos deuses.


Assim, qual a necessidade de buscar explicações racionais para aquilo que o cercava?


A Filosofia traz ao ser humano a possibilidade do questionamento sobre aquilo que já estava estabelecido como a ordem natural das coisas na vida do homem grego.


Na busca pela compreensão do que é a utilização da razão, Marilena Chauí nos traz uma definição muito escla-recedora. Ela diz:


"Na cultura da chamada sociedade ocidental, a palavra razão origina-se de duas fontes: a palavra latina ratio e a palavra grega logos. Essas duas palavras são substantivos derivados de dois verbos que têm um sentido muito parecido em latim e em grego.


Logos vem do verbo legin, que quer dizer: contar, reunir, juntar, calcular. Ratio vem do verbo reor, que quer dizer: contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular.


Que fazemos quando medimos, juntamos, separamos, contamos, calculamos? Pensamos de modo ordenado. E de que meios usamos para essas ações? Usamos palavras (mesmo quando usamos números estamos usando palavras, sobretudo os gregos e romanos, que usavam letras para indicar números).


Por isso, logos, ratio ou razão significam pensar e falar ordenadamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para outros. Assim, na origem, razão é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. A razão é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e reorganizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais."


Chauí, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, São Paulo, 1995.


A atividade racional, então, nos ajuda a compreender o mundo através de um pensamento organizado, elaborado.


A valorização da capacidade racional do ser é uma das marcas a Filosofia.


Dessa forma, podemos concluir acertadamente que a Filosofia nos oferece um ferramenta valorosa: o pensamento racional, na compreensão do mundo e de nós mesmos, inaugurando, assim, um novo tempo para a história do ser humano.


Foto quadro aula

Foto do quadro


Exercícios 


1. "O coração tem razões que a razão desconhece"

(Blaise Pascal)


A frase de Pascal utiliza a palavra razão com dois sentidos dis-tintos. Diferencie a ideia de razão trazida pelo filósofo nesses dois momentos.


2. Nesse momento, junte-se a um colega e faça o seguinte exercício de imaginação: como seria a sua vida se você abrisse mão da atividade racional? Registre suas ideias.


3. Agora, com base no que você concluiu no exercício 02, responda: qual a importância da atividade racional para a vida do ser humano?


Questões complementares 


1.Vivemos uma época em que, indubitavelmente, a razão faz parte do cotidiano do ser humano. Suas mínimas ações são guiadas pela razão. Ainda que incompreendida por outros, há um mínimo de traço de atividade racional em seus atos. Em que posição

ficam, entao, aqueles que de forma evidente, nao utilizam a razao nas suas ações?



2. Observe atentamente a imagem abaixo:


De que forma a imagem se relaciona com a questão da utilização plena da capacidade racional?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE 2024 FILOSOFIA 1º ANO 2024

Avaliação terceiro bimestre do ano letivo de 2024 turmas 1º ano. Clique no link -  https://forms.gle/twfsYEkTR9SNgmwH8 A mesma valerá até 5,...