domingo, 21 de janeiro de 2024

08 - Os períodos da história da Filosofia na Grécia Antiga

Aula 08 - Os períodos da história da Filosofia na Grécia Antiga 

A Filosofia passou por momentos distintos para que finalmente chegasse a apresentar as características que hoje observamos. A compreensão de como a Filosofia era concebida na Grécia clássica facilita em muito a nossa compreensão da Filosofia contemporânea.


É claro que não podemos perder de vista o fato de que toda classificação tem um cunho eminentemente didático. Na prática, a transição se dá sem que as pessoas que a vivem se deem conta de que se encerra e se inicia ali um período!


O fato é que a história da Filosofia clássica está dividida em quatro grandes períodos: Grécia homérica, Grécia arcaica, Grécia clássica e período helenístico.



Linha do tempo - períodos da Filosofia Clássica na Grécia Antiga



Grécia homérica


Compreendemos a chamada Grécia homérica no período narrado por Homero, em Ilíada e Odisseia, seus dois grandes poemas.



Período homérico - período de formação do povo grego.





Ilíada - Guerra de Tróia



A llíada narra os acontecimentos da guerra de Tróia, que teve uma duração de mais ou menos dez anos. A partir daí, temos uma ideia de como era a cultura grega, quais eram seus maiores valores, suas ideias sobre o homem e o mundo.



Algumas características do período homérico




Helena de Tróia - Evelyn de Morgan, 1898. Na mitologia grega, Helena era filha de Zeus e da rainha Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta.



Já em a Odisséia, acompanhamos a narrativa de Homero do retorno ao lar de seu grande herói, Ulisses, ou Odisseu, rei de Ítaca, homem bastante astuto.



Odisséia - Homero




Odisseu ou Ulisses foi na mitologia grega e na mitologia romana um personagem da Ilíada e da Odisseia, de Homero. É a personagem principal dessa última obra, e uma figura à parte na narrativa da Guerra de Troia. É um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopeia grega, mesmo depois da guerra, quando do seu longo retorno ao seu reino, Ítaca, uma das numerosas ilhas gregas.


O que marca os dois poemas como fundamentais na história da Filosofia é a característica universal de seus temas.




Grécia Arcaica


A Grécia arcaica tem início com a criação de cidades como Esparta, Atenas e Samos, entre outras.





As polis surgem no século VIII a.C. e atingem seu apogeu nos séculos VI e V a.C. Anteriormente, as pessoas se reuniam em pequenas aldeias (comunidade gentílicas agrícolas denominadas “genos”) com terras de uso coletivo, as quais floresceram durante o período homérico.


Outra marca muito forte para o período é o estabelecimento do artesanato e do comércio, com consequente criação das cidades.



Principais cidades (Pólis) da Grécia Antiga 



Grécia clássica


Será a partir do desenvolvimento da democracia (não como a concebemos hoje) que marcaremos o surgimento da Grécia clássica, que, em verdade, será o período que mais nos interessará daqui por diante.



Dessenvolvimento da democracia ateniense


Atenas se torna, a partir desse momento, um centro em ebulição de atividades intelectuais e artísticas, com o surgimento de uma nova classe - a de ricos comerciantes.



Desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de alguns comerciantes




Aumento da prática das atividades intelectuais e artística




Estes precisavam ganhar espaço, espaço esse ocupado pela aristocracia, proprietária de terras. Dessa forma, esses comerciantes buscaram se destacar através do patrocínio e incentivo às artes em geral, bem como ao conhecimento.



Teatro na Grécia Antiga



Período helenístico


O período helenístico é marcado fundamentalmente pela conquista da Grécia pelos macedônios. No entanto, devemos notar que as atividades filosóficas já iniciadas na Grécia não se extinguem com tal evento. As escolas filosóficas já então fundadas por Aristóteles e Platão continuam em atividade.


A partir daí, a já rica cultura grega é acrescida de valores e tradições oriundos dessas civilizações que agora dominam a Grécia.



O Helenismo caracterizou-se por apresentar uma arte mais realista, exprimindo violência e dor, componentes constantes dos novos tempos de guerra. A Cultura Helenística substituiu a concepção clássica de que o "homem é a medida de todas as coisas" pelo monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo.




Exercícios 


01 - Nesse período, as cidades-estado gregas se estabelecem e trazem consigo o comércio.


Estamos falando do seguinte período da história da Filosofia: 


a)Grécia clássica;

b)Grécia homérica;

c)Período helenístico;

d)Grécia helênica;

e)Grécia arcaica.


02 - A Filosofia surge sob algumas circunstâncias que a favorecem no período denominado:


a) Grécia clássica;

b) Grécia homérica;

c) Período helenístico;

d) Grécia helênica;

e) Grécia arcaica.


03 - De que forma atividades artísticas e de comércio podem propiciar o surgimento da Filosofia?


04 - Pesquise um trecho de a Odisséia e busque na narrativa fundamentos que mais tarde serão utilizados pela Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE 2024 FILOSOFIA 1º ANO 2024

Avaliação terceiro bimestre do ano letivo de 2024 turmas 1º ano. Clique no link -  https://forms.gle/twfsYEkTR9SNgmwH8 A mesma valerá até 5,...