domingo, 11 de fevereiro de 2024

25 - As ideais marxistas

Aula 25 - As ideias marxistas

Nascido em Treves, na Alemanha, no ano de 1818, Karl Marx é um dos maiores expoentes conhecidos da Filosofia Política.





Karl Marx


Marx analisa e pensa a sociedade a partir do mundo do trabalho e das relações que ele proporciona entre os indivíduos e os indivíduos e o meio.


O trabalho é, para Marx, o veículo de relação do ser com a natureza ao seu redor. A atividade laboral, enquanto processo natural na vida do ser humano faz com que ele transforme o ambiente em que vive, bem como a si mesmo.


Marx, ao desenvolver seu sistema político- filosófico, estabelece alguns conceitos- chave de extrema importância para a compreensão dos novos processos sociais. A grande parte desses conceitos está relacionados ao mundo do trabalho, um de seus principais objetos.


É através da concepção marxista que vislumbramos a burguesia e o proletariado, assim como os intensos conflitos em sua relação e a origem dos mesmos.


A burguesia, detentora dos meios de produção, para perpetuar sua condição privilegiada não pode abrir mão da manutenção da condição do proletário, classe operária que vende sua força de trabalho e que acaba por ser explorada pelo burguês.


Uma das formas mais constantes de exploração é o estabelecimento da mais-valia, através do qual operário trabalha um determinado número de horas e recebe o equivalente a bem menos.


Um outro aspecto fundamental da teoria de Marx é a forma como observa o conceito de mercadoria. Junto a essa ideia, ele traz também as de valor de uso e valor de troca.


Todos nós, através da construção de sociedade em que vivemos, nos tornamos consumidores e não temos a possibilidade de produzir tudo o que consumimos. Assim, as mercadorias são trocadas por algo.


A essas mercadorias são atribuídas dois valores distintos no momento de sua troca: o valor de uso e o valor de troca.


O valor de uso é aquele que só é reconhecido por quem desfruta da mercadoria em questão. Podemos dar como exemplo o valor de uma joia pessoal. Essa joia, sem sombra de dúvida, agrega um valor sentimental que é imensurável para seu proprietário. Então, se colocada à venda, jamais seria vendida pelo valor que o proprietário acredita que essa jóia possui.


Já o valor de troca é muito mais objetivo. Tal valor será estipulado a partir do cálculo do tempo utilizado na produção da mercadoria e levando em conta também a oferta e procura de tal produto no mercado.


Para que as relações comerciais se tornem menos complexas, se cria, segundo Marx, o que ele denomina equivalente geral, ou seja, a moeda.


Através da mediação do equivalente geral, a mercadoria circula através de dois processos.


O primeiro deles implica na fórmula M (mercadoria) →

D (dinheiro) → M (mercadoria).


Este processo se inicia com a mercadoria e se encerra com ela. O dinheiro apenas intermedeia a resolução de uma necessidade.


A outra fórmula, um pouco mais complexa, gera capital e se observa em D (dinheiro) → M (mercadoria) → D' (mais dinheiro). A partir dessa fórmula, percebemos que o sujeito possui uma quantidade x de dinheiro, investe em uma mercadoria, que depois de vendida, trará mais dinheiro ao investidor, ou seja, lucro.


Exercícios 


01 - Explique os conceitos marxistas de uso e valor de troca.

Umas das ideias desenvolvidas por Marx é a de que o trabalho humano é também uma mercadoria. Comente esta ideia.


Segundo Karl Marx, "o resultado mais imediato trazido pela máquina é o aumento da mais-valia". No argumento do autor, qual é a relação entre o incremento da maquinaria e o aumento da mais-valia?



De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica


a) pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.


b) pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.


c) pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.


d) pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.


02 - O lucro do capitalismo, segundo Marx, provém:


I - do aumento do preço da venda da mercadoria.

II - da compra e venda da mercadoria.

Ill - do valor excedente criado pelo trabalhador e que não fica

com ele, a mais-valia.

IV- do trabalho não pago que se materializa nas mercadorias.


Assinale a alternativa correta.


a) I, Il e Ill estão corretas.


b) I e ll estão corretas. 


c)Ill e IV estão corretas.


d) II, Ill e IV estão corretas.


03 - A respeito da teoria de Karl Marx sobre o Estado, marque a alternativa correta:


a) Corresponde à organização da dominação de classes, sendo o resultado da divisão da sociedade em classes sociais.


b) Expressa o grau máximo de realização do valor da liberdade, sendo obra da razão.


c) É o fim para o qual caminhou toda a história da humanidade e a esfera dos interesses coletivos.


d) Representa a real possibilidade de superação dos antagonismos sociais que existem na sociedade civil.


04 - De acordo com a teoria social de Karl Marx, marque a alternativa que corresponde à sua análise sobre as contradições do capita-lismo.


a) Há uma unívoca determinação da economia sobre os demais
momentos da totalidade social.

b) O pleno desenvolvimento das forças produtivas fica dificultado pelas relações sociais de produção e as transformações decisivas ocorrem pela luta de classes.


c) Existe a possibilidade de progresso nas relações entre as duas classes que constituem a sociedade burguesa, como uma forma de concertação social.


d) O Estado possui uma natureza pública por ser um árbitro dos conflitos sociais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...