domingo, 4 de fevereiro de 2024

18 - Concepção de moral

 Aula 18 - Concepção de moral


Moral: Conjunto de valores, individuais ou coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens.

No nosso dia a dia, valoramos coisas, conceitos e pessoas para que possamos organizar nossas prioridades.


Cabe a pergunta: será que o juízo de valor que fazemos é aplicado corretamente? Como a Filosofia entende os valores?


Para bem entender a ideia filosófica de moral, acompanhe o raciocínio de Pérsio Santos de Oliveira no trecho abaixo:


"(...) A sociedade estipula o que é bom e o que é ruim, o que é bonito e o que é feio, o que é certo e o que é errado. Assim, na vida em sociedade, as ideias, as opiniões, os fatos, os objetos não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados. Quanto maior o contexto social, maior a variedade de opiniões, de princípios, de valores sociais, muitas vezes conflitantes. (...)" 


(Oliveira, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. 24. ed. São Paulo: Ed, Ática, 2001.)


Os valores são os padrões norteadores de nossa conduta. Geralmente adquiridos na convivência social, serão eles que nos situarão no meio de forma adequada ou inadequada.


Com isso, podemos entender que os valores sofrem mutação de acordo com o grupo social em que se está inserido e também com a época vivida.


"(...) Os valores sociais variam também e principalmente no espaço e no tempo, em função de cada época, de cada geração, de cada sociedade. O trabalho doméstico e o cuidado com os filhos, antes considerados tarefas exclusivamente femininas, são hoje comumente divididos entre o casal. Um pai dando mamadeira a seu filho é olhado com simpatia e aprovação.


O comportamento sexual é outra área em que se nota grande mudança. Até meados do século XX, a sociedade exercia um controle bastante rígido sobre a sexualidade das pessoas, especialmente em relação às mulheres. Em geral, o sexo era aceito exclusivamente dentro do casamento, e valorizado apenas quando tinha a finalidade de gerar filhos. As mulheres que não se comportassem exatamente de acordo com esses valores eram malvistas e sofriam uma série de punições sociais. Lentamente, esses valores foram se modificando. Mas sempre existiram mulheres mais liberadas que a maioria de sua época. (..)" 


(Oliveira, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. 24, ed. São Paulo: Ed, Ática, 2001.)






A relação entre os casais sofre alterações de acordo com o tempo e sociedade.


Contudo, há valores que, alvo da Filosofia, não deveriam sofrer grande mutação e sim adaptação aos novos tempos: os valores morais e éticos.


O relativismo ético, teoria de alguns pensadores que acreditam que os valores morais são construídos com a "praxe" social daquele tempo, é uma das formas de entender e pensar tal questão.


Para os relativistas éticos, se uma mesma sociedade transforma seu código moral, não há condição de se estruturar um código moral único, que atinja todos os homens em diferentes épocas.


A chave para a harmonia no convívio social estaria, então, na tolerância, como segunda opção para as duas questões.


O importante é compreender a tolerância como consciência de práticas e costumes diferentes do seu. 


Aquele que entende tolerância por total desconhecimento ou indiferença por hábitos discordantes do seu, não tem condição de sustentar uma atitude respeitosa por muito tempo.


Exercícios 


01 -  nosso dia a dia é muito difícil ser imparcial diante de fatos e objetos. A todo tempo, emitimos juízo de valor sobre situações, coisas e pessoas. Qual a importância da capacidade humana de valoração?


02 - Observe a imagem abaixo:






Sem dúvida, você emite algum julgamento ao observá-la. Seu julgamento está relacionado com os valores morais que você carrega.


Uma definição adequada para valores morais seria:


a)Padrões norteadores de conduta herdados biologicamente;


b)Padrões norteadores de conduta herdados geneticamente;


c) Padrões norteadores de conduta herdados culturalmente;


d) Padrões norteadores de conduta criados individualmente por cada um assim que adquire senso crítico;


e) Padrões norteadores de conduta herdados filosoficamente.


03 - São aspectos que determinam mutações nos valores morais de um grupo:


a) O grupo social em que se está inserido e também a época vivida;


b) O grupo social em que se está inserido e também a religião do grupo;


c) A religião do grupo social e também a época vivida;


d) A religião do grupo social, a época vivida e a família do indivíduo;


e) A religião do grupo social e a família do indivíduo.


04 - Muitas pessoas ainda não entendem a função dos valores morais. Podemos afirmar com correção que através dos valores morais:

a) Nos tornarmos, indiscutivelmente, seres mais espirituais;

b)Percebemos o padrão de conduta de um grupo, para que possamos nos adequar a ele;

c) Vivemos o dia a dia de forma mais teórica, através do estudo desses valores;

d) Nos tornarmos, indiscutivelmente, seres mais artísticos;


e) Nos tornarmos, indiscutivelmente, mais bondosos.


05 -  relativismo ético é uma corrente de pensamento que surge através da observação da moral. A proposta teórica dessa corrente se traduz em:


a) Liberação absoluta por parte dos indivíduos dos padrões morais, já que cada grupo tem uma moral distinta constitu-ída;


b) Extinção da adequação dos seres aos padrões morais esta-belecidos, uma vez que tal proposta é inatingível;


c) Extinção da adequação dos seres aos padrões morais estabelecidos, já que cada grupo tem uma moral distinta constituída;


d) Compreensão dos valores morais como construídos com a

"praxe" social daquele tempo;


e) Liberação absoluta por parte dos indivíduos dos padrões morais, uma vez que tal proposta é inatingível.



06-  Leia a reportagem abaixo, de 08/ 05/ 2009, no site www.clicrbs.

com.br.


Justiça pede 3 anos para acusada de cyberbullying no MySpace envolvendo suicídio


Lori Drew criou um perfil falso para se relacionar com uma adolescente de 13 anos


A Justiça dos Estados Unidos pede que Lori Drew, de 49 anos, seja condenada a três anos de prisão pelo caso de cyberbullying que resultou na morte da adolescente Megan Meier, de 13 anos, em 2006. A jovem cometeu suicídio após se envolver pelo MySpace com um perfil falso de um garoto criado por Lori com ajuda de sua filha e de uma assistente. O assistente da promotoria, Mark Krause, disse que Drew "friamente concebeu um esquema para humilhar" a garota.


No julgamento anterior, Drew havia sido absolvida do crime de conspiração. Considerada culpada de três delitos menores por acesso a computadores, havia sido recomendada a sentença a um ano de liberdade condicional e multa de US$ 5 mil. (...)


O caso


De acordo com o processo, Drew e sua assistente, Ashley Grills, teriam criado um perfil falso no MySpace para convencer a adolescente Megan Meier de que estava conversando com um garoto de 16 anos chamado Josh Evans. O falso rapaz dizia amar Meier.

Depois, começou a enviar mensagens cruéis para a menina.


A mãe de Megan, Tina Meier, revelou que a menina era tratada por depressão e déficit de atenção. Ela mesma já orientara Megan a não envolver-se em relacionamentos online.


Ao receber do suposto garoto do MySpace o recado "o mundo seria um lugar melhor sem você", no dia 16 de outubro de 2006, a garota se suicidou. Tina subiu até o quarto da filha e a encontrou enforcada com um cinto no preso ao guarda-roupa.


Drew não foi diretamente acusado de causar a morte de Megan.


O caso é considerado o primeiro julgamento por intimidação cibernética nos Estados Unidos.


As condutas dos indivíduos, muitas vezes, nos levam a questionar a validade do relativismo ético. Uma proposta que o substitui é a difusão da unidade de princípios norteadores de conduta nas relações humanas. A essa unidade de princípios chamamos:


a) Tolerância;


b)Ética;


c) Princípio de identidade;


d)Ética relativa;


e)Ética experimental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...