quinta-feira, 6 de junho de 2024

Curiosidade é o combustível para o conhecimento

Conhecimento é… Serve para…

Relembrando…

O que é conhecer?


De modo geral, conhecer significa o resultado da relação entre um sujeito (aquele que conhece), um objeto (o qual se quer conhecer) e ainda tem o significado (a imagem mental que temos do objeto). Então, temos uma relação tríplice entre o sujeito-objeto e o imagético que forma a opinião, ideia ou conceito que resultam dessa relação e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece. Você já percebeu que transformamos constantemente informação em conhecimento? Fazemos isso quando lemos uma notícia, estudamos atentamente alguma coisa ou mesmo quando pensamos sobre nós mesmos ou sobre a sociedade.


Mas para que conhecemos? Simples: para satisfazer a nossa enorme curiosidade a respeito das coisas. Engana-se, assim, quem pensa que pertence apenas à classe dos filósofos a tarefa de questionar sobre tudo. Os cientistas, os religiosos e as pessoas em geral formulam perguntas durante toda a sua existência. Isso porque buscar saber mais faz parte da própria natureza humana.


Aristóteles (384-322 a.C) na sua principal obra, "A Metafísica", já inicia com a seguinte frase: "Todos os homens têm naturalmente o desejo de conhecer".

Pode-se atribuir duas interpretações básicas a esta premissa aristotélica, a primeira é que ele busca estabelecer a razão como condição diferencial entre ser humano e natureza, entre homem e animal; e na outra, procura apresentar o conhecimento como condição necessária para afastar-se das meras opiniões, das explicações míticas sobre o mundo e sobre a existência.


Conhecimento (do lat cognoscere: procurer saber, conhecer)

  1. Função ou ato da vida psiquica que tem por efeito tomar um objeto presente aos sentidos ou à inteligência.
  2. Apropriação intelectual de determinado campo empirico ou ideal de dados, tendo em vista domina-los e utlizá-los. O termo "conhecimento" designa tanto a coisa conhecida quanto o ato de conhecer (subjetivo) e o fato de conhecer.
  3. A teoria do conhecimento e uma disciplina filosófica que visa estudar os problemas levantados pela relação entre o sujeito cognoscente e o objeto conhecido. As teorias empiristas do conhecimento (como a de Hume) se opõem as intelectualistas (como a de Descartes).
    JARIASSU, H. Dicionário Básico de Filosofia. 6 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

Conhecimento para quê?


Como já estudamos, a Filosofia tem sempre o papel de fazer questionamentos e você mesmo já deve ter se perguntado: Como surgiu o mundo? Qual a verdadeira origem do ser humano e da natureza? Por que existe uma determinada harmonia física entre o ser humano e a natureza? Estas e outras tantas perguntas também foram feitas pelos filósofos pré- socráticos, ou seja, os filósofos da natureza, que fizeram uma cosmologia, que vem a ser o estudo sobre a origem do universo, os quais contribuíram significativamente para o pensamento ocidental. Muitas dessas perguntas também serão feitas por outras formas de conhecimento, tais como o senso comum ou vulgar, a religião, o mito e em destaque, a ciência.


Assim, podemos concluir que existem vários tipos de conhecimento. E o que difere um conhecimento do outro é o meio, a abordagem, enfim, o método que cada qual possui para tentar descobrir e avançar cada vez mais no interessante mundo da busca pelo saber. Mas como surge o conhecimento?


Levando em consideração as informações e dados acima, faça a avaliação abaixo presente na fotografia do quadro da aula.


Vamos conhecer um pouco sobre o que é filosofia e qual é a sua serventia.


1001 e 1003 aula 06 de junho de 2024 

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