terça-feira, 29 de agosto de 2023

Conteúdo e atividades Filosofia 1° ano 2023 3° bim.2023

Conteúdo e atividades Filosofia 1° ano 2023 3° bim.2023


Aula 01

O que é ser humano?


Aula 02

Filosofia antropologica


Aula 03 

Poder


Aula 04 

Tipos de poder


Aula 05

Poder e justiça


Aula 06

Doxa e episteme


Aula 07

Semana de prova


Aula 08

Contagem dos vistos e segunda chamada


Aula 09

Recuperação


Trabalhos bimestrais

01 Doxa (+1.5) 

02 Episteme (+1.5)

Entrega até o dia 19/09/23



Quadro do dia


segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Poder e Justiça

Poder e Justiça 

Atualmente, justiça está ligado a paridade, equidade, igualdade, isonomia, uniformidade. Característica do que é conforme a lei: juridicidade, juricidade, legalidade, legitimidade, licitude, retidão, validade.

A Justiça, na filosofia antiga, significava virtude suprema, que tudo abrangia, sem distinção entre o direito e a moral. Segundo este entendimento, é a expressão do amor ao bem e a Deus (ROSS, 2000, p. 313). 

Direito seria aquele que é de acordo com os costumes, o senso comum, as normas morais e éticas etc.; certo, correto, justo.

A moral pode ser entendida como conjunto de valores, individuais ou coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens. 

O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão. (PLATÃO et al., 380 a.C). A alma sendo harmônica logo será justa, então o justo é mais feliz que o injusto, pois essa harmonia trará uma paz interior e um equilíbrio à vida do homem, a justiça compensa na medida em que é o caminho a uma vida plena.

A justiça para Aristóteles é uma virtude (areté) prática ou moral, da mesma forma, por exemplo, que a coragem e a temperança. As virtudes éticas são hábitos que, como tais, se adquirem pela experiência. 

O que é viver em areté? Viver em areté pode ser definido como vida virtuosa, ou seja, baseada em valores e princípios sociais e coletivos pelo bem-estar comum.

A Ética é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.


Foto da aula

Exercícios

01 - Atualmente, o que é justiça?

02 - Para você, o que é justiça hoje?

03 - O que é moral?

04 - O que é direito?

05 - Ao longo da história da humanidade, quem determina os costumes, as regras, crenças etc?

06 - Para Platão, ser justo é:

07 - Para você, wer justo é:

08 - Para Aristóteles a justiça é:

09 - Na Filosofia o que é a ética?

10 - Informe exemplos de ações éticas e alguns conflitos de interpretações nesse assunto:


segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Tipos de poder

Tipos de poder 

Hoje denominamos poder social a capacidade que certos indivíduos têm de influenciar a sociedade, por meio do discurso, de seu carisma ou pela posse de meios que permitam a grande difusão de suas ideias.

Poder= "Posse", "ser capaz de"

A política é um meio de se impor o poder. Lembrando que a Política é tudo o que se relaciona à busca de ações para o bem estar tanto individual como coletivo.

Poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros. Existem diversos tipos de poder:

* Social

* Econômico

* Militar

* Político

* Ideológico

* Entre outros.

Poder social

É a capacidade que certos indivíduos têm de influenciar a sociedade, por meio do discurso, de seu carisma ou pela posse de meios que permitam a grande difusão de suas ideias.


Poder militar

Capacidade que certos indivíduos ou grupos possuem de influenciar grupos ou a sociedade como todo por meio da força, opressão ou violência. Geralmente, obtido via utilização de armas.


Poder político 

O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto, num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.

Poder econômico

Poder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada. Quem tem terras, dinheiro e bens exerce influência sobre os despossuídos.


Poder ideológico

É exercido por quem pode criar e influenciar as massas com suas criações, seja no âmbito midiático, seja no religioso.


Exercícios

01 - O que é poder?


02 - Qual é a relação entre a política e o poder?


03 - Informe tipos (formas) de poder:


04 - De modo objetivo, defina:

a) Poder social:


b) Poder militar:


c) Poder político:


d) Poder econômico:


e) Poder ideológico:


05 - Usando as opções acima (formas de poder), mencione exemplos práticos da utilização desses:

a) Poder social:


b) Poder militar:


c) Poder político:


d) Poder econômico


e) Poder ideológico:




terça-feira, 8 de agosto de 2023

Período Antropológico da Filosofia (Segundo período da Filosofia antiga)

Período antropológico da Filosofia


Período socrático


  • Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes. Foi durante essa época, na Grécia, que se estabeleceu o conceito de democracia e que Sócrates, Platão e Aristóteles surgiram na história da Filosofia Antiga.

Procura compreender a natureza dos princípios constitutivos do homem em seu ser e agir, mediante a reflexão filosófica dos seus atos, sob um aspecto personalista. O ser humano é o centro e o protagonista de todas as ciências e técnicas.

Lida com questões existenciais e metafísicas acerca da natureza humana. Subdivide essa questão fundamental em vários temas, como identidade, pessoalidade, livre-arbítrio e determinismo, constituição humana, natureza humana, psique, mente, dentre outros tópicos.

domingo, 6 de agosto de 2023

Poder

Poder

Por "Poder" estamos entendendo toda capacidade, possibilidade e probabilidade de agir, impor sua vontade e produzir efeitos numa relação social, independentemente de resistência, capitulação ou manipulação dos indivíduos.

Poder= força para impor a sua vontade, força de influenciar.

Estudamos que o ser humano é um ser político, pois o mesmo possui desejos, objetivos e ideais que esses, os seres humanos, querem colocar em prática.

 Logo, PODER é a possibilidade de exercer influência sobre a conduta de outrem em uma relação social. 

Um dos caminhos utilizados por quem tem poder é a política, relembrando que POLÍTICA - são meios pelos quais um sujeito ou grupo se organiza, exerce ou conquista o poder. social, controle social, exercício da autoridade, poder dos governantes.


Poder= Um meio no qual um indivíduo ou grupo consegue impor o seu poder, ou seja, seus desejos e vontades.


Nas palavras de Weber, “poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”. Desse modo, o poder independe da aceitação das pessoas do exercício da vontade.

Para o filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, o poder reside naquele que possui os meios materiais de produção de capital, o que, em sua época, eram as fábricas e as terras. Por meio da posse dos meios de produção, o proprietário submete seus empregados ao seu poder.


Na sociedade atual, quem tem poder?


Como as pessoas que tem o poder utilizam a política para a conquista de suas metas?

Consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

 A consciência: o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito. A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e basei...